Rabanete
O LIGEIRINHO
(Raphanus sativus)O Rabanete faz parte das Sementes TiNis, uma seleção de espécies fáceis de encontrar e de cultivar, com histórias fantásticas para inspirar atividades com as crianças!
Descubra o que é uma Tini e como você pode criar uma em sua casa. Prepare-se para brincar, aprender, e descobrir a Natureza de um jeito bem diferente
O Rabanete faz parte das Sementes TiNis, uma seleção de espécies fáceis de encontrar e de cultivar, com histórias fantásticas para inspirar atividades com as crianças!
Adocicado, colorido, resistente, fácil e rápido de ser cultivado, o rabanete tem diversos usos medicinais e mantém a energia em movimento. Assim que começamos a criar uma TiNi, é natural o desejo de ver as plantas responderem logo à nossa dedicação. Pois o rabanete é um grande aliado! Ele se desenvolve em menos de um mês e revela a beleza que estava guardada debaixo da terra. Vermelha por fora e branca por dentro, a parte comestível impressiona adultos e crianças. Para os adultos fica a surpresa de que, sim, muitas das crianças passam a comer rabanetes! Para as crianças, fica presente o sentimento de “ser capaz” ao ver de forma tão rápida a resposta da Natureza depois de colocar uma sementinha na terra.
Assim, o rabanete ajuda a estimular o contato frequente e positivo das crianças com a TiNi, pois rapidamente a semente dá sinais de desenvolvimento e reforça o convite à criança para que se comprometa com o desenvolvimento dessa vida que está brotando. Também evidencia como ela pode ser agente de transformação, contribuindo com o ambiente que frequenta. Ao cultivar o rabanete, que tem alta necessidade de luz do sol e rápido ciclo de vida, a criança também pode semear outras variedades que levarão mais tempo para crescer.
Em sua forma selvagem, o rabanete surgiu em regiões do Mediterrâneo e foi se espalhando pela Ásia, sendo encontrado na Índia, China e em países da Ásia Central. Foram domesticados inicialmente na Europa, onde os romanos ajudaram a difundi-los. No entanto, são mais apreciados nos países do Oriente, utilizados principalmente por suas propriedades terapêuticas. As sementes, folhas e frutos do rabanete também são comestíveis. O nome desta planta vem da palavra latina radix, que significa “raiz”.
Ótimo para iniciar o plantio nas TiNis e atrair a atenção das crianças para sua rápida transformação. O rabanete é excelente para estimular o fluxo dos alimentos e da energia em nosso corpo. Pode ser consumido cru, levemente cozido, ou em conservas.
O rabanete ama o sol. Idealmente, não gosta de nenhuma sombra ao longo do dia. Seu ciclo de vida é curto. Se tiver sido cultivado direto no solo, a partir da semente, levará em torno de 30 dias para estar a ponto de colher. A época de plantio pode ocorrer em todo Brasil, ao longo do ano todo, bastando ter atenção à variedade de rabanete. Deve-se regar todos os dias, sempre no início e no fim do dia.
Há muitas variedades que podem ser combinadas com o rabanete, de modo que ambas se beneficiem com o convívio. Girassol, algodão e hibisco vão bem ao seu lado. O rabanete logo cumpre seu ciclo, abrindo espaço para que uma outra variedade, semeada no mesmo momento, possa seguir seu desenvolvimento.
