Ir para conteúdo

Descubra o que é uma Tini e como você pode criar uma em sua casa. Prepare-se para brincar, aprender, e descobrir a Natureza de um jeito bem diferente

TiNis: crie  vida e  Natureza dentro da sua casa

TiNis: crie vida e Natureza dentro da sua casa

  • Home
  • Materiais
    • Guia para pequenos criadores de TiNis
    • Conto TiNis – Terra das Crianças
    • Meu Diário da TiNi
    • Instassérie
  • Sementes
    • Cartas
  • Curso on-line
  • Mapa das TiNis
  • O Começo

pitanga

a rainha dos quintais

(Eugenia uniflora)

A Pitanga faz parte das Sementes TiNis, uma seleção de espécies fáceis de encontrar e de cultivar, com histórias fantásticas para inspirar atividades com as crianças!

germinação 5 a 14 dias

Colheita 90 dias
altura da planta adulta 50 cm a 2 m
espaçamento 1 m na linha × 50 cm entre as linhas

Por que essa espécie é companheira de TiNis?

Brasileiríssima, com suas flores brancas e delicadas, perfume suave e adocicado, frutos e folhas vermelhas, a pitangueira colore a floresta, atrai passarinhos e nos refresca com seu fruto azedinho doce. Ver uma semente de pitanga brotar e deixá-la crescer junto com a criança é surpreendente. Levará anos para que a pitangueira dê frutos. Mas é possível acompanhar esse processo a partir de um vaso que acolha outras plantas de ciclo mais rápido, como tomatinhos e salsinha. A pitangueira traz o aprendizado do agora, sem perder de vista as oportunidades do futuro. Isso porque o momento de plantar uma pitangueira é justamente quando estamos nos deliciando com um de seus frutos: comeu, plantou! A semente não aguenta muito tempo guardada, mas sua germinação é alta e rápida. Se você colocar uma semente na terra logo após ter comido o fruto, existem enormes chances de ela brotar. Se estamos comendo uma pitanga hoje, foi porque ela foi plantada e levou, pelo menos, três anos para frutificar. E três anos não é tanto tempo assim, né? Quando damos oportunidade à criança de acompanhar ciclos de vida maiores, também criamos condições para que ela perceba seu poder de transformar os ambientes que frequenta.

Onde surgiu e sua aventura pelo mundo

Nativa da Mata Atlântica, seu nome vem do termo “ybápytanga” do antigo tupi-guarani, e significa “fruto avermelhado”; ybá, “fruto” + pytang, “avermelhado”. Por atrair passarinhos e abelhas e por se adaptar e reproduzir com muita facilidade, ela está presente em praticamente todo o Brasil.

Usos

A pitangueira é a rainha do quintal! Você não vai encontrá-la em mercados e frutarias, porque depois de madura ela apodrece rápido. O ideal é mesmo colher a fruta no pé e, se não for comer na hora, fazer polpas, sucos, sorvetes, picolés, doces, licores e o que mais imaginar!

Dicas de plantio

Pitangueiras gostam de sol, preferem solo úmido e vão bem até mesmo em vasos. Devem ser plantadas nos meses chuvosos e conseguem se desenvolver em ambientes que tenham um pouco de sombra, seja de edificações ou árvores maiores. Depois de colocar a semente na terra, deve ser regada muitas vezes nos dez primeiros dias, principalmente se fizer calor.

No primeiro ano de plantio, ou quando a planta chegar a 50 cm de altura, deve ser feita uma poda, para eliminar alguns dos ramos laterais. Adubar duas vezes por ano também vai ajudá-la a se desenvolver mais forte, com a possibilidade de frutificar até duas vezes ao ano após o primeiro ciclo de frutas, desde que bem regada.

Quem são as sementes companheiras do rabanete?

O hibisco, o algodão, flores como a tagete e a calêndula, além de árvores nativas emergentes, ou seja, aquelas que crescem retilíneas rumo ao céu, são ótimas companheiras da pitangueira. Uma coroinha ao redor da muda com plantas rasteiras que gostem de umidade também pode ser uma boa, como hortelã ou capuchinha, por exemplo.

< Conheça as outras sementes

Política de Privacidade

Iniciativa

Alana Gisele Bundchen

Realização

Parceria

Ania