Ir para conteúdo

Descubra o que é uma Tini e como você pode criar uma em sua casa. Prepare-se para brincar, aprender, e descobrir a Natureza de um jeito bem diferente

TiNis: crie  vida e  Natureza dentro da sua casa

TiNis: crie vida e Natureza dentro da sua casa

  • Home
  • Materiais
    • Guia para pequenos criadores de TiNis
    • Conto TiNis – Terra das Crianças
    • Meu Diário da TiNi
    • Instassérie
  • Sementes
    • Cartas
  • Curso on-line
  • Mapa das TiNis
  • O Começo

Moringa

uma semente voadora

(Moringa oleifera))

A Moringa faz parte das Sementes TiNis, uma seleção de espécies fáceis de encontrar e de cultivar, com histórias fantásticas para inspirar atividades com as crianças!

germinação 7 a 10 dias

Colheita 8 meses (vagem)

altura da planta adulta 5 a 12 m

espaçamento 3 m na linha × 5 m entre as linhas

Por que essa espécie é companheira de TiNis?

A moringa é originária da Ásia e da África. Aguenta bem a seca e não gosta de solos encharcados. É nativa das encostas do Himalaia e, por sua diversidade em nutrientes e rusticidade, ficou conhecida como uma potente esperança para acabar com a fome e cuidar da água em diversos locais do mundo.

Onde surgiu e sua aventura pelo mundo

O jatobá é nativo da América tropical, principalmente México, Bolívia e Brasil. Por aqui, ele está presente desde o Piauí até o norte do Paraná. Conhecido e utilizado pelos indígenas há milhares de anos, está presente na mitologia desses povos como uma árvore mágica. Na mitologia do povo Kaapor, Mahyra, o criador saiu de dentro de um pé de jatobá, em um mundo destruído por um grande incêndio, e foi plantando novamente tudo o que o fogo queimou. Mahyra ou Maira ensinou ao povo como plantar, utilizar o fogo, fabricar instrumentos e como se comportar. “Perto da casa de Mahyra há uma grande aldeia, onde todos vivem magnificamente. Para seu sustento diário, necessitam apenas de pequenas frutas que se plantam e colhem sozinhas. Quando envelhecem, não morrem, tornam-se novamente jovens. Cantam, dançam e celebram festas sem cessar”.

Usos

Como cresce rápido e cede muitas folhas, é ótima para iniciar TiNis! Todas as partes da árvore: casca, vagens, folhas, nozes, sementes, tubérculos, raízes e flores são comestíveis. As folhas, muito nutritivas, são usadas frescas ou secas e moídas em pó, e têm sabor picante, semelhante ao do agrião. Vão bem cruas, em sucos ou saladas, e também para colorir pães, panquecas ou mesmo refogadas. As vagens são colhidas ainda verdes e comidas frescas ou cozidas. O óleo da semente de moringa é doce, não gruda, não seca e dura bastante tempo sem estragar. As sementes também são consumidas verdes, torradas, em pó e embebidas para chá ou usadas em curry. Agora, o mais incrível, é que as sementes de moringa podem limpar a água, tornando-a potável! Bastam três sementes para ajudar a decantar a água, separando as impurezas e tornando-a apropriada para o consumo. Necessita de muito pouco: pouca água, solo que não encharque, e proporciona diversos nutrientes e benefícios para plantas, animais humanos e para a água!

Dicas de plantio

Deve ser plantada no início das chuvas. Se for em vaso, considere transplantá-las após um mês, no máximo. Não exige solo muito fértil e resiste bem a dias sem água, porém não aguenta solos encharcados. Prefere sol pleno e, após nove meses, já pode receber a primeira poda.

Quem são as sementes companheiras do rabanete?

Diversas são as companheiras da moringa! O hibisco, que pode crescer ao seu lado, pois como ela é mais rápida irá ultrapassá-lo; o feijão, que pode utilizar seu caule como tutor para subir; o amendoim, que pode fazer uma ótima saia ao seu redor; ou, ainda, o manjericão. Ela também pode fornecer sombra para o café e ser uma excelente companhia para o rabanete e a rúcula se desenvolverem ao seu lado.

< Conheça as outras sementes

Política de Privacidade

Iniciativa

Alana Gisele Bundchen

Realização

Parceria

Ania