Ir para conteúdo

Descubra o que é uma Tini e como você pode criar uma em sua casa. Prepare-se para brincar, aprender, e descobrir a Natureza de um jeito bem diferente

TiNis: crie  vida e  Natureza dentro da sua casa

TiNis: crie vida e Natureza dentro da sua casa

  • Home
  • Materiais
    • Guia para pequenos criadores de TiNis
    • Conto TiNis – Terra das Crianças
    • Meu Diário da TiNi
    • Instassérie
  • Sementes
    • Cartas
  • Curso on-line
  • Mapa das TiNis
  • O Começo

manjericão

o companheiro mais apetitoso
(Ocimum basilicum)

O Manjericão faz parte das Sementes TiNis, uma seleção de espécies fáceis de encontrar e de cultivar, com histórias fantásticas para inspirar
atividades com as crianças!

germinação  5 a 10 dias
Floração 50 a 90 dias
altura da planta adulta 60 cm a 1,2 m
espaçamento 30 cm na linha × 40 cm entre as linhas

Por que essa espécie é companheira de TiNis?

Na Índia, existe um ditado que diz que um lar não está completo sem um manjericão no jardim. Essa inspiração nos fez perceber no manjericão um grande companheiro para perfumar a TiNi e embelezá-la com suas flores miúdas, que atraem diversos polinizadores. Isso sem falar no ótimo ingrediente para a cozinha que ele é, além de um precioso elemento para o brincar, tornando-se uma planta muito convidativa para experiências em grupo. De uma boa pizza até água aromatizada, passando por comidinhas de faz de conta, o manjericão é fácil de ser plantado, pode se reproduzir a partir dos próprios galhos em forma de estacas, cresce rápido e, com podas regulares, ficará por anos e anos na TiNi.

Onde surgiu e sua aventura pelo mundo

A origem do manjericão é a Ásia. Existem diversos tipos, cores e tamanhos de manjericão.
Na Índia, é considerada uma planta incomparável, e todas as suas partes são utilizadas:
flores, folhas, sementes, caule. Seu aroma é revitalizante.

Usos

Além de temperar diversas receitas e aromatizar sucos e água, é excelente para atrair polinizadores, sobretudo as abelhas nativas sem ferrão. Suas flores também podem ser colhidas para embelezar espaços internos de casas e salas de aula, oferecendo um aroma acolhedor.

Dicas de plantio

Pode ser plantado por sementes ou estacas. No caso das estacas, é necessário um galho lenhoso de uma planta mãe. Deixe-o ficar imerso em um copo d’água até que comece a enraizar. Em seguida, deve ser colocado na terra, em vaso ou canteiro. Plante no início da primavera, com exposição de, pelo menos, seis horas de sol. O manjericão deve ser regado diariamente e, quando começar a florescer, alguns dos ramos com flores devem ser podados, caso contrário, todas as flores serão polinizadas e se tornarão sementes. Quando isso acontece, a planta cumpre seu ciclo, seca e morre. Ao podar alguns dos galhos a planta se renova e volta a dar flores. Fazendo esse manejo, ela vive mais tempo e algumas sementes acabam caindo e brotando ali mesmo, criando novos pés de manjericão.

Quem são as sementes companheiras do rabanete?

O rabanete, o gergelim, o hibisco, o amendoim, o feijão e o girassol são bons companheiros para o manjericão que, por sua vez, forma uma ótima “saia” em volta de mudas frutíferas que estão sozinhas.

< Conheça as outras sementes

Política de Privacidade

Iniciativa

Alana Gisele Bundchen

Realização

Parceria

Ania