Ir para conteúdo

Descubra o que é uma Tini e como você pode criar uma em sua casa. Prepare-se para brincar, aprender, e descobrir a Natureza de um jeito bem diferente

TiNis: crie  vida e  Natureza dentro da sua casa

TiNis: crie vida e Natureza dentro da sua casa

  • Home
  • Materiais
    • Guia para pequenos criadores de TiNis
    • Conto TiNis – Terra das Crianças
    • Meu Diário da TiNi
    • Instassérie
  • Sementes
    • Cartas
  • Curso on-line
  • Mapa das TiNis
  • O Começo

Hibisco

O PREFERIDO DA VOVÓ

(Hibiscus sabdariffa)

O Hibisco faz parte das Sementes TiNis, uma seleção de espécies fáceis de encontrar e de cultivar, com histórias fantásticas para inspirar atividades com as crianças!

germinação 5 a 10 dias

floração 5 meses
altura da planta adulta 4m
espaçamento 1 m na linha × 50 cm a 1 m entre as linhas

Por que essa espécie é companheira de TiNis?

Nossas bisavós já conheciam o hibisco, um arbusto de até quatro metros, considerado uma PANC — Planta Alimentícia Não Convencional. As PANCs são normalmente consideradas “mato” ou “ervas daninhas”, pois crescem espontaneamente e não costumam ser cultivadas, mas são comestíveis e ricas em nutrientes. Rústicas, fáceis de cultivar, resistentes a pragas e doenças, elas são uma “mão na roda” na TiNi, tanto pela facilidade do cultivo como pelo resgate dessas sabedorias de quem já esteve por aqui bem antes de nós. Apesar de ser pouco conhecida no Brasil, ela pertence à família Malvaceae, a mesma do quiabo e do algodão. Suas flores transformam o ambiente por sua beleza e atraem diversos polinizadores. As folhas são comestíveis e, do cálice, parte externa do fruto que se forma depois da floração e serve de abrigo para as sementes, faz-se geleias e chás.

Onde surgiu e sua aventura pelo mundo

O hibisco é nativo da África, onde acredita-se que já era cultivado há cerca de 6 mil anos.
Existem mais de 300 espécies distribuídas em regiões tropicais pelo mundo, mas apenas algumas delas têm propriedades medicinais. É considerado a bebida nacional do Senegal, onde é chamado de “jus de bissap”. No Brasil, no ano 2000, a vinagreira, como também é chamado, foi declarada Bem Imaterial do Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Usos

Suas folhas, flores e cálice são comestíveis. O uso mais antigo e conhecido dessa planta é o chá, feito do cálice, que pode ser consumido quente ou gelado. No Brasil, suas folhas são muito utilizadas na tradição culinária do Maranhão em um prato típico chamado cuxá.

Dicas de plantio

O hibisco gosta muito de luz do sol, mas também tolera meia sombra. Tem ciclo de vida médio, levando em torno de cinco meses para florescer. Pode ser plantado por sementes ou por estaca em vasos ou canteiros, e responde bem às podas. O plantio deve ocorrer nos períodos mais quentes do ano: primavera ou verão. A vinagreira não vai bem em temperaturas abaixo de 20° C. Considerando a temperatura, pode ser cultivada em todo o Brasil. Lida bem com pouca água e aguenta não ser regada todos os dias, embora o melhor seja regar diariamente.

Quem são as sementes companheiras do rabanete?

Há muitas variedades que podem ser combinadas com o rabanete, de modo que ambas se beneficiem com o convívio. Girassol, algodão e hibisco vão bem ao seu lado. O rabanete logo cumpre seu ciclo, abrindo espaço para que uma outra variedade, semeada no mesmo momento, possa seguir seu desenvolvimento.

< Conheça as outras sementes

Política de Privacidade

Iniciativa

Alana Gisele Bundchen

Realização

Parceria

Ania