Ir para conteúdo

Descubra o que é uma Tini e como você pode criar uma em sua casa. Prepare-se para brincar, aprender, e descobrir a Natureza de um jeito bem diferente

TiNis: crie  vida e  Natureza dentro da sua casa

TiNis: crie vida e Natureza dentro da sua casa

  • Home
  • Materiais
    • Guia para pequenos criadores de TiNis
    • Conto TiNis – Terra das Crianças
    • Meu Diário da TiNi
    • Instassérie
  • Sementes
    • Cartas
  • Curso on-line
  • Mapa das TiNis
  • O Começo

gergelim

A semente que explode ao vento

(Sesamum indicum)

O Gergelim faz parte das Sementes TiNis, uma seleção de espécies fáceis de encontrar e de cultivar, com histórias fantásticas para inspirar atividades com as crianças!

germinação 5 a 7 dias
Colheita 90 a 110 dias
altura da planta adulta 0,5 a 3 m
espaçamento 1 m na linha × 2 m entre as linhas

Por que essa espécie é companheira de TiNis?

O gergelim é uma planta fácil de germinar e se desenvolver. A partir de uma microssementinha, cresce um arbusto que pode chegar até três metros de altura e que guarda uma surpresa em seu ponto de maturação: após florir, formam-se as cápsulas que, quando maduras, explodem ao vento, liberando as sementes. É o momento “abre-te sésamo!” A frase mágica do conto de Ali Babá e os 40 Ladrões é mundialmente conhecida, mas poucos sabem que sésamo é ele mesmo: o gergelim.

Antes da explosão, as cápsulas parecem chocalhos com seu som “chiado”. O gergelim também tem um cheiro específico, uma textura áspera, beleza e cores nas flores, som de explosão e sabor amargo. Uma diversidade valiosa, que aguça nossos sentidos, muito propícia para dar oportunidades às crianças para criarem sua própria relação com a planta. Cultivado por comunidades quilombolas do nordeste goiano e da Chapada dos Veadeiros,
chamadas Kalungas, o gergelim é considerado uma semente crioula, que possui duas variedades: a preta e a branca. Aproximar as crianças do mundo das sementes crioulas e dos povos tradicionais é um dos objetivos de TiNis, para que essa sabedoria se perpetue e, com ela, possamos aprender sobre uma forma de cultivar que imita os padrões da Natureza.

Onde surgiu e sua aventura pelo mundo

A Etiópia (África) e a Índia (Ásia) são as regiões de origem do gergelim em sua forma selvagem, havendo muitos gêneros e espécies. Desde o início do seu cultivo e utilização do óleo, o gergelim se espalhou pelo Egito, Babilônia, Mesopotâmia, Grécia, Roma, China e Japão. Seu óleo era o ingrediente básico da culinária e da medicina na maior parte dessas culturas.

Usos

Além das deliciosas sementes, que podem ser torradas e compor diversos pratos, o gergelim também é valioso no plantio porque afasta formigas e protege outras espécies desse inseto. Das sementes se faz óleo de gergelim, muito utilizado na cosmética e na culinária.

Dicas de plantio

O gergelim deve ser plantado em dezembro e a colheita acontece a partir de junho. Ele vai bem em vaso, mas em canteiro se desenvolve melhor. Nesse caso, para o plantio, faz-se uma vala rasa e estreita e coloca-se as sementes, como uma carreirinha, cobrindo-as levemente. A rega deve ser diária. Quando a primeira cápsula explode, é sinal de que as demais já estão maduras. Com uma tesoura, pode as hastes e coloque-as sobre uma lona ou plástico para poder coletar as sementes.

Quem são as sementes companheiras do rabanete?

O gergelim gosta muito da companhia de plantas como o arroz de sequeiro, o algodão, a mamona, o milho e o amendoim, e de algumas variedades de feijão. Além disso, pode ser plantado junto com frutíferas, árvores nativas e até palmeiras.

< Conheça as outras sementes

Política de Privacidade

Iniciativa

Alana Gisele Bundchen

Realização

Parceria

Ania