Ir para conteúdo

Descubra o que é uma Tini e como você pode criar uma em sua casa. Prepare-se para brincar, aprender, e descobrir a Natureza de um jeito bem diferente

TiNis: crie  vida e  Natureza dentro da sua casa

TiNis: crie vida e Natureza dentro da sua casa

  • Home
  • Materiais
    • Guia para pequenos criadores de TiNis
    • Conto TiNis – Terra das Crianças
    • Meu Diário da TiNi
    • Instassérie
  • Sementes
    • Cartas
  • Curso on-line
  • Mapa das TiNis
  • O Começo

Calêndula

PROTETORA DAS OUTRAS PLANTAS!

(Calendula officinalis)

A Calêndula faz parte das Sementes TiNis, uma seleção de espécies fáceis de encontrar e de cultivar, com histórias fantásticas para inspirar atividades com as crianças!
germinação 7 a 14 dias
Floração 70 dias
altura da planta adulta 25 a 75 cm de altura
espaçamento 25 cm na linha e 40 cm entre as linhas

Por que essa espécie é companheira de TiNis?

Com sua semente rugosa, em formato de meia lua, dá lindas flores amarelas, alaranjadas e até vermelhas, com propriedades comestíveis e medicinais. A calêndula pode ser cultivada em praticamente todos os lugares e épocas do ano. Ela abre suas pétalas assim que o sol nasce e as fecha na hora em que ele se vai. Os latinos a chamavam de solesequium que significa “que segue o sol”. Nas TiNis, a calêndula é uma grande aliada na compreensão da criação recíproca. Além das cores e da beleza, atrai joaninhas e abelhas que se beneficiam do pólen e colaboram na saúde da planta, aumentando a biodiversidade na TiNi. Além do pólen, a calêndula produz um inseticida natural que ajuda a repelir vermes do solo, como pulgões e besouros, deixando a TiNi mais saudável. A calêndula ajuda a evidenciar o ritmo da Natureza, pois apresenta um ciclo repetido de floração e, com isso, ganhamos o dom de sua presença quase espontânea após o primeiro ciclo de vida da planta. Ela produz tantas sementes que, mesmo que a gente colha todas para trocar ou semear em outros lugares, sua presença segue garantida porque sempre algumas sementes caem na terra e logo, logo, voltam a brotar.

Onde surgiu e sua aventura pelo mundo

A calêndula, em sua forma selvagem, surgiu em várias regiões do mundo, sendo a principal delas a mediterrânea, com destaque para África e Europa. Quando buscamos a origem de seu nome, tanto no latim como no grego, percebemos que vem da palavra “calendário”, porque a calêndula tem um ciclo repetido de floração.

Usos

Para os romanos, a calêndula simbolizava a felicidade, pelas cores e produção constante. Os indianos a usam para adornar estátuas de divindades e, no México, a calêndula é tradicional nas cerimônias do Dia dos Mortos. Hoje, é utilizada também para fins medicinais, em pomadas para alergias e picadas de insetos, e ainda como corante têxtil. Suas flores são comestíveis e ela compõe também cosméticos, como cremes, óleos, sabonetes, xampus…

Dicas de plantio

Para se desenvolver bem e florir, a calêndula precisa de, pelo menos, seis horas de luz do sol por dia. O ciclo de vida é curto, leva cerca de 70 dias para florescer. Pode ser semeada em sementeiras e depois transplantada para a TiNi ou cultivada diretamente. Para facilitar a germinação, podemos quebrar a dormência raspando levemente as sementes em uma superfície áspera, como uma lixa ou mesmo o chão. Assim ela “acorda” mais cedo. Deve-se regar todos os dias, sempre no início e no fim do dia.

Quem são as sementes companheiras do rabanete?

O rabanete, que tem um ciclo ainda mais curto que a calêndula, e também o girassol podem ser ótimos companheiros. Por seu inseticida natural, a calêndula é uma super companheira do tomatinho e do feijão. Como ela atrai muitos polinizadores, pode criar mudas de frutíferas, como por exemplo a pitanga. Assim que uma planta grande como a pitanga cresce, naturalmente a calêndula vai deixando seu lugar, pois não terá mais a quantidade de luz necessária. Assim, ela abre caminhos para que plantas de ciclo longo possam crescer de forma saudável.

< Conheça as outras sementes

Política de Privacidade

Iniciativa

Alana Gisele Bundchen

Realização

Parceria

Ania