Ir para conteúdo

Descubra o que é uma Tini e como você pode criar uma em sua casa. Prepare-se para brincar, aprender, e descobrir a Natureza de um jeito bem diferente

TiNis: crie  vida e  Natureza dentro da sua casa

TiNis: crie vida e Natureza dentro da sua casa

  • Home
  • Materiais
    • Guia para pequenos criadores de TiNis
    • Conto TiNis – Terra das Crianças
    • Meu Diário da TiNi
    • Instassérie
  • Sementes
    • Cartas
  • Curso on-line
  • Mapa das TiNis
  • O Começo

Caju

parece fruto mas não é

(Anacardium occidentale)

O Caju faz parte das Sementes TiNis, uma seleção de espécies fáceis de encontrar e de cultivar, com histórias fantásticas para inspirar atividades com as crianças!

germinação 10 a 30 dias

colheita 3 anos para o cajueiro anão e 8 anos para o cajueiro comum

altura da planta adulta até 10 m de altura para o cajueiro comum e de 2 a 5 m o cajueiro anão

espaçamento 10 cm na linha × 7 m entre as linhas, para o cajueiro comum. 7 m na linha × 7 m entre as linhas, para o cajueiro anão

Por que essa espécie é companheira de TiNis?

Originário da Região Nordeste do Brasil, o cajueiro possui duas variedades: o comum e o anão. Além dessas, especificamente no Cerrado existe uma outra espécie, chamada popularmente de cajuzinho. Com sua copa tortuosa, é um verdadeiro parque de diversões repleto de possibilidades para subir, descer, pendurar, balançar e até se esconder entre as folhas e galhos. Alguns chegam a tocar o chão novamente, mostrando a gentileza dessa árvore na interação com as crianças. Como tudo que fazemos em TiNis é dedicado às crianças, ao coletivo e à Natureza, plantar um cajueiro é garantir que as infâncias possam seguir se manifestando à sombra das árvores, regadas de doçura e cores, que também alimentam e atraem diversos passarinhos.

Onde surgiu e sua aventura pelo mundo

Podemos brincar que o Brasil foi criado em torno de um cajueiro. Pois desde muito antes de haver Brasil, já existia a cultura do caju. Antes da invasão pelos europeus, essa árvore era usada para medir o tempo. Pela floração dos cajueiros, contavam-se os anos, guardando em uma cabaça uma castanha de caju por ano de vida. No calendário tupi o dia é “ara”; a lua ou mês é “yacy”, e “acaju” significa ano. Já o nome científico do gênero do cajueiro é Anacardium, devido à forma da fruta: do grego Ana (como) + kardia (coração). De fato, o caju é como um coração desta terra. São chuvas do começo do verão que regulam a abundância das safras dos cajus e também coincidem com as piracemas nas praias nordestinas. Desde a invasão pelos portugueses, o caju começou a ser levado para as Índias e rapidamente se espalhou pelo sudeste asiático e pela África, onde se adaptou muito bem ao clima e ao solo. Além de alimento, ele inspirou objetos de arte, mobiliário, poesia, literatura e música.

Usos

O caju, tanto a castanha como a polpa, é utilizado na alimentação das mais diversas formas: existem receitas de sucos, doces, licores, sorvetes, vinhos, xaropes, vinagres e muitas outras possibilidades!

Dicas de plantio

A semente do cajueiro não é muito exigente: basta enterrá-la e garantir que a terra fique bem molhadinha nos primeiros 30 dias para que ela germine, brote e comece a se desenvolver. Para cultivá-lo em vasos, o melhor é optar pela variedade do cajueiro anão, que consegue se desenvolver bem e dar frutos em recipientes de 50 litros. Idealmente, deve ser plantado no início das chuvas, geralmente na primavera. Gosta de pleno sol e vive muitos e muitos anos.

Quem são as sementes companheiras do rabanete?

Todas as plantas de ciclo bem rápido — como rúcula, rabanete, alface — podem ir bem com o caju. E também aquelas de ciclo maior que possam desfrutar de sua sombra, como diversas ervas aromáticas, como melissa ou hortelã. Enquanto o cajueiro se desenvolve, ele pode ser criado por um pé de mandioca, que fornecerá a sombra ideal para a mudinha. Ao seu lado também vão bem o abacaxi, tão rústico quanto o cajueiro e que gosta do mesmo tipo de solo — bem drenado.

< Conheça as outras sementes

Política de Privacidade

Iniciativa

Alana Gisele Bundchen

Realização

Parceria

Ania