Ir para conteúdo

Descubra o que é uma Tini e como você pode criar uma em sua casa. Prepare-se para brincar, aprender, e descobrir a Natureza de um jeito bem diferente

TiNis: crie  vida e  Natureza dentro da sua casa

TiNis: crie vida e Natureza dentro da sua casa

  • Home
  • Materiais
    • Guia para pequenos criadores de TiNis
    • Conto TiNis – Terra das Crianças
    • Meu Diário da TiNi
    • Instassérie
  • Sementes
    • Cartas
  • Curso on-line
  • Mapa das TiNis
  • O Começo

Café

o aroma das manhãs

(Coffea sp)

O Café faz parte das Sementes TiNis, uma seleção de espécies fáceis de encontrar e de cultivar, com histórias fantásticas para inspirar atividades com as crianças!

germinação 5 a 14 dias
colheita 90 dias
altura da planta adulta 50 cm a 2 m
espaçamento 1 m na linha × 50 cm entre as linhas

Por que essa espécie é companheira de TiNis?

O cafezinho está na base da cultura brasileira. Obviamente, não é uma bebida para crianças, mas seu aroma perfuma quase todas as casas. O que poucos sabem é que sua frutinha pode ser desfrutada direto do pé! Nas TiNis, o café é um grande companheiro para ambientes sombreados. Plantado em vasos ou canteiros, ele se desenvolve bem sem precisar de tanto sol e colore o ambiente quando frutifica, com bolinhas amarelas ou vermelhas, a depender da variedade. Diversas aves, abelhas, borboletas, vespas e outros seres vivos visitam o pé para apreciá-lo. E o aroma de suas flores? Já sentiu? Se não, corra para semear um cafezinho, aguarde pacientemente e se surpreenda com o perfume!

Onde surgiu e sua aventura pelo mundo

Largamente produzido no Brasil e muito bem adaptado, o café é, na verdade, africano. Surgiu na Etiópia, uma região com florestas de árvores que perdem as folhas em determinada época do ano. Quando isso acontece, a luz do sol penetra a floresta e o pé de café, que estava na sombra, é banhado de luz e floresce, perfumando tudo à sua volta. Enquanto é polinizado e seus frutinhos se desenvolvem, as novas folhas das grandes árvores brotam e o fruto se desenvolve no frescor da sombra. O relato mais conhecido sobre a sua descoberta diz que por volta do século IX um pastor etíope, chamado Kaldi percebeu que algumas de suas cabras ficavam mais espertas e alegres depois de comerem os grãos de café. Kaldi então os mostrou aos monges, que depois de experimentar e perceber o sabor, o cheiro e as propriedades estimulantes o incorporaram à dieta. Impressionante como a observação – um dos maiores aprendizados que TiNis nos estimula a desenvolver – da relação das cabras com o café gerou um hábito presente hoje em todo o globo. Por aqui o plantio se iniciou no Pará, Maranhão e Bahia. Em seguida, plantações se espalharam pelo interior de São Paulo e Rio de Janeiro. No período conhecido como ciclo do café, entre 1800 e 1930, o grão tornou-se a principal atividade econômica do país. Junto com ela, veio a intensa destruição da Mata Atlântica. Nessa época, faltou uma observação básica: o café gosta de sombra e não teria sido necessário tanta devastação. O café vem nos ensinar a cooperação que existe entre as plantas e entre as diversas formas de vida, da qual somos parte.

Usos

Para as infâncias, o convite com relação ao café é acompanhar seu desenvolvimento, se surpreender com o aroma das flores e se deliciar com os frutos. Ao dedicar esse plantio à comunidade, em uma grande festa, podemos reproduzir, em uma micro escala, todas as etapas de beneficiamento do café. Não tem como não se envolver e se encantar com o processo de colheita, secagem, torra e moagem!

Dicas de plantio

Pode ser plantado em canteiros ou vasos grandes, de, pelo menos, 30 litros. O ideal é semear na primavera ou até o meio do verão para que inicie o desenvolvimento no calor. Não gosta de sol pleno, mas precisa de algumas horas de sol ou luz indireta todo dia. O solo deve estar sempre úmido, sem que fique encharcado.

Quem são as sementes companheiras do rabanete?

Por gostar de ficar na sombrinha de plantas maiores, ótimas companhias para o café são espécies que crescem mais e gostam de sol, como a bananeira, o abacate, o cupuaçu. Essas plantas irão protegê-lo e ajudarão a criá-lo.

< Conheça as outras sementes

Política de Privacidade

Iniciativa

Alana Gisele Bundchen

Realização

Parceria

Ania