Ir para conteúdo

Descubra o que é uma Tini e como você pode criar uma em sua casa. Prepare-se para brincar, aprender, e descobrir a Natureza de um jeito bem diferente

TiNis: crie  vida e  Natureza dentro da sua casa

TiNis: crie vida e Natureza dentro da sua casa

  • Home
  • Materiais
    • Guia para pequenos criadores de TiNis
    • Conto TiNis – Terra das Crianças
    • Meu Diário da TiNi
    • Instassérie
  • Sementes
    • Cartas
  • Curso on-line
  • Mapa das TiNis
  • O Começo

amendoim

ele se esconde debaixo da terra, mas não é raiz
(Arachis Hypogaea)

O Amendoim faz parte das Sementes TiNis, uma seleção de espécies fáceis de encontrar e de cultivar, com histórias fantásticas para inspirar atividades com as crianças!

_MG_1371
germinação 7 a 10 dias
vagem 110 dias
altura da planta adulta 30 a 45 cm
espaçamento 25 cm na linha × 40 cm entre as linhas

Por que essa espécie é companheira de TiNis?

Assim como o feijão, o amendoim também é uma leguminosa: dá uma vagem e, lá dentro, se desenvolve a semente. Mas você sabe de onde vem a vagem do amendoim? Ele dá debaixo da terra, e isso leva muitas pessoas a acharem que aquela sementinha torrada, salgada ou doce que todo mundo gosta vem da raiz. Não! O amendoim floresce e, após a polinização, a haste que sustenta a flor se curva para baixo e a flor fecundada passa a se desenvolver debaixo da terra. Dessa forma, no solo, as vagens crescem e amadurecem. O momento de colher amendoim é uma grande surpresa! Aquilo que ficou escondido no solo se revela e deixa a terra bem fofinha para a próxima planta que será cultivada.

Onde surgiu e sua aventura pelo mundo

O centro de origem do amendoim é a América do Sul. Existem diversas espécies silvestres, anuais e perenes, que se espalham por uma área distribuída entre o Peru, o Brasil, o norte da Argentina e o sul da Bolívia. O Brasil é o país que abriga o maior número de espécies de amendoim no mundo. A origem do seu nome vem do tupi “mandu’wi”, que significa enterrado. No Nordeste é comido cozido com sal, no Sul é torrado. Essa herbácea típica do Pampa, um dos nossos biomas, é muito presente na mesa de quem vive por lá. Os Guaranis têm uma longa relação com essa planta, e atualmente se dedicam a cuidar de variedades crioulas, retomando cultivos ancestrais e resistindo na prática da agricultura tradicional. O amendoim também é uma planta que ajuda a deixar o solo fofo e sempre bem coberto.

Usos

Doce ou salgado, há diversas maneiras de produzir essa delícia típica de festas juninas, como o pé-de-moleque, a paçoca e até leite vegetal!

Dicas de plantio

Pode ser cultivado em canteiros ou vasos, dando preferência ao formato de jardineiras. O amendoim gosta de calor e, por isso, o ideal é plantar no verão. Prefere solos arenosos e bem drenados. Ou seja: não deixe acumular água.

Quem são as sementes companheiras do rabanete?

O amendoim vai bem com plantas que crescem na vertical e não fazem sombra, e que também gostem de solo arenoso e bem drenado. Frutíferas como acerola e caju, outras leguminosas como o feijão e a ervilha torta, e também a abóbora, plantada um pouco mais distante, são boas companheiras para o amendoim.

< Conheça as outras sementes

Política de Privacidade

Iniciativa

Alana Gisele Bundchen

Realização

Parceria

Ania