Ir para conteúdo

Descubra o que é uma Tini e como você pode criar uma em sua casa. Prepare-se para brincar, aprender, e descobrir a Natureza de um jeito bem diferente

TiNis: crie  vida e  Natureza dentro da sua casa

TiNis: crie vida e Natureza dentro da sua casa

  • Home
  • Materiais
    • Guia para pequenos criadores de TiNis
    • Conto TiNis – Terra das Crianças
    • Meu Diário da TiNi
    • Instassérie
  • Sementes
    • Cartas
  • Curso on-line
  • Mapa das TiNis
  • O Começo

AlgoDão
Arbóreo

a planta que faz roupas

(Gossypium hirsutum)

O Algodão Arbóreo faz parte das Sementes TiNis, uma seleção de espécies fáceis de encontrar e de
cultivar, com histórias fantásticas para inspirar atividades com as crianças!

germinação 5 a 10 dias
FLORAÇÃO 5 meses
altura da planta adulta 4 m
espaçamento 1 m na linha × 50 cm a 1 m entre as linhas

Por que essa espécie é companheira de TiNis?

O algodoeiro é um arbusto que floresce, dá frutos e tem a semente protegida por um tecido leve e fofinho, que voa com o vento, que é o algodão. O mais legal é que podemos ver todos esses momentos ao mesmo tempo acontecendo na planta, que chega a florescer o ano inteiro. Boa companheira, ela se desenvolve bem em lugares secos e protege outras espécies até que a chuva chegue. O algodão é interessante porque nos convida a ter mãos de tesouras: adora receber uma poda e alimentar a cama de folhas do canteiro, contribuindo para o bem-estar do solo e das demais plantas. Presente em diversas culturas de povos originários e comunidades tradicionais, traz o convite para refletir sobre uma aparente fragilidade que, ao passar por nossas mãos, torna-se um fio forte o suficiente para suportar nosso peso na rede e fornecer tecidos para nos vestir. Os Manoki, na Amazônia brasileira, tecem redes de fios de algodão e usam o caroço da semente esmagado e cozido para fazer mingau. Já com o sumo das folhas curam feridas, estratégia também muito difundida entre raizeiras e benzedeiras. Ao fiar o algodão, vem o convite para tingi-lo. Esse processo abre possibilidades para outras descobertas, como a investigação dos pigmentos naturais a partir de plantas como cúrcuma e urucum. Isso representa muito do que queremos construir com TiNis: promover o contato cotidiano das crianças com as plantas, para que transformem o ambiente ao seu redor com suas próprias mãos. E o algodão ainda faz a ponte do canteiro para o ateliê.

Onde surgiu e sua aventura pelo mundo

A Índia e o Peru são os dois principais centros de origem do algodão, que é cultivado para ser utilizado como fibra há pelo menos 7 mil anos. A partir da Índia, o algodão se espalhou para a Ásia, Oriente Médio e África e, chegando no Peru, por toda a América. Dessa forma, o cultivo e o uso do algodão foram apropriados por diferentes povos do mundo, de diferentes maneiras.

Usos

O ideal é plantar instantes antes das chuvas começarem, em um local onde ele não fique à sombra de outras plantas. Também pode ser plantado em vaso, mas tem de ser grande. Em épocas de seca, o algodoeiro aguenta ficar um bom tempo sem irrigação. Após o fruto amadurecer e a cápsula se abrir, é sempre bom colher alguns dos algodões e fazer a poda dos galhinhos onde ficam as cápsulas. Lembre-se de deixar algodões para a própria Natureza e, quem sabe, você pode se surpreender com um passarinho colhendo alguns para o ninho!

Dicas de plantio

O ideal é plantar assim que as chuvas começarem. Estamos falando de uma planta de verão! Importante considerar que o girassol é uma planta emergente, ou seja, que cresce reto, rumo ao sol. Não gosta da sombra de outras plantas. Também pode ser plantada em vaso e, nesse caso, vale a pena saber sobre a variedade, pois existem girassóis menores e maiores. Após a floração, ocorre a fecundação e, no centro do girassol, formam-se as diversas sementes, organizadas impecavelmente. Se quiser coletar as sementes, fique de olho: assim que as primeiras se formarem, colha o girassol e deixe-o secar na sombra. As sementes se soltarão e você poderá guardá-las, trocá-las ou replantá-las. Agora, se quiser dedicar seu girassol à Natureza, apenas siga observando e pode ser que passarinhos apareçam para se alimentar.

Quem são as sementes companheiras do rabanete?

O algodão tem ciclo de vida médio, de até 220 dias, por isso pode ser cultivado com plantas de crescimento mais lento, a exemplo de frutíferas como pitanga e abacate, ou árvores nativas. Plantas rasteiras que gostem de sombra e também plantas de ciclo rápido, como hortaliças em geral, feijões não trepadeiros e trapoeraba, alface, rúcula e rabanete podem ser boas companheiras do algodão arbóreo.

< Conheça as outras sementes

Política de Privacidade

Iniciativa

Alana Gisele Bundchen

Realização

Parceria

Ania